Evento reuniu centenas de capoeiristas ao longo de 3 dias
O final do mês de Agosto e início de Setembro foi movimentado na tríplice fronteira; entre os dias 31 de Agosto de 02 de Setembro, Foz do Iguaçu foi palco de mais uma edição do maior evento de Capoeira da região oeste do estado do Paraná: o Festival Pedagógico de Capoeira 2018, evento este já consolidado em nossa cidade, organizado pela Associação de Capoeira Pedagógica – ACAPE e pelo Grupo Muzenza de Capoeira.
Em sua 9° edição, o festival é organizado anualmente no intuito de promover e divulgar a capoeira através de apresentações & shows, além de graduar os alunos do projeto de Capoeira Pedagógica da cidade; são 18 núcleos/escolas contempladas com este projeto somente em Foz do Iguaçu. “Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 1200 alunos ativos praticantes na cidade de Foz e está se expandindo, com trabalho já implantado também em escolas da capital (Curitiba/PR), o que confirma a seriedade do projeto e o comprometimento dos professores com a proposta pedagógica do Grupo Muzenza e da ACAPE…” comenta o prof. Fábio Castilha, organizador geral do evento.
O evento teve início na Sexta-feira com apresentações culturais em diversas escolas da cidade ao longo do dia; às 19:30 foi organizada uma roda e apresentação de capoeira aberta ao público, na Praça da Paz, com cobertura televisiva. No Sábado, as atividades se iniciaram pela manhã com uma grande roda de capoeira no Teatro Barracão, onde mais de 30 professores e mestres de várias regiões do Brasil puderam interagir e mostrar sua destreza da capoeira. Pela tarde, o evento principal se iniciou às 14:30h no salão de eventos do Hotel Foz do Iguaçu. Nesta cerimônia, alunos, professores e mestres convidados de diversas localidades do país realizaram um grande show de capoeira e graduação dos alunos.
“A Capoeira já é conhecida e reconhecida como prática educacional e de inclusão social, além de também encontrar-se em um patamar de destaque dentre as modalidades esportivas, com muitos praticantes em todo o mundo. Temos militado muito nesta área nos últimos anos e por isso acreditamos que eventos como este festival podem agregar à cultura, esporte e educação de nossas crianças…”, afirma o prof. Fábio.
O evento contou com o apoio do Parque das Aves, que muito tem contribuído para o desenvolvimento dos projetos sociais da ACAPE; também da Secretaria Municipal de Esportes e Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Mais fotos e vídeos do evento podem ser visualizados em nossa página no facebook: @muzenzacapoeirapedagogica