Aconteceu no último final de semana, na cidade de Fortaleza/CE, o 9° CAMPEONATO MUNDIAL DE CAPOEIRA, organizado pelo Grupo Muzenza de Capoeira, com a cancela da Superliga Mundial de Capoeira e Federação Internacional de Capoeira. O evento, um dos maiores e mais organizados do mundo, reuniu cerca de 350 atletas oriundos de 20 estados brasileiros, além da participação de delegações dos seguintes países: Peru, Colômbia, México, Portugal, Espanha, Inglaterra, Marrocos, Rússia, Polônia, Alemanha e França. Ao longo de 4 dias, aconteceram cursos, palestras, mesas redondas, formatura de mestres e professores, além do campeonato mundial. Na oportunidade, 2 professores da cidade de Foz se fizeram presente no evento participando das competições e também atuando na organização e arbitragem.
O Prof. Fábio Castilha atuou como palestrante e árbitro internacional durante as competições. Já o Mestre Ary Berlim de Souza participou como competidor na categoria master, sagrando-se medalha de Bronze. Como conseguiu o podium em sua categoria, ele também classificou-se para disputa da categoria “absoluto”, onde os 3 primeiros colocados de todas as categorias principais adulto competiam entre si. Nesta categoria, Mestre Ary também conseguiu a medalha de bronze, um verdadeiro orgulho para nossa cidade.
Na categoria principal (professores), com o maior número de competidores e nível altíssimo, o campeão geral foi o prof. Magrela – Flávio Dhein, aluno do M. Ary. Nascido e criado em nossa cidade, Flávio também sagrou-se campeão da categoria absoluto, e dividiu o podium com seu mestre, um momento muito emocionante para ambos. Flávio, atual tetra campeão mundial, é considerado um dos maiores atletas de capoeira do mundo; ele hoje vive e trabalha com a capoeira na cidade de Segovia, Espanha.
Isso confirma que nossa cidade é um grande berço de capoeiristas atuando nas mais diversas áreas. “Por isso sentimos a necessidade de fomentar ainda mais a prática deste esporte genuinamente brasileiro em nossa cidade. E é isso que temos feito a anos, com muita perseverança, acreditando sempre na melhoria das condições para que trabalhemos ainda mais…”, comenta o prof. Fábio.
Para saber mais sobre a capoeira de Foz do Iguaçu, acesse www.capoeirapedagogica.com.br