Aconteceu na última semana – entre os dias 16 e 18 de Outubro de 2015, mais um grande evento esportivo na cidade de Foz do Iguaçu: Festival Pedagógico de Capoeira 2015, evento este já tradicional na cidade, organizado pelas instituições ACAPE – Associação de Capoeira Pedagógica de Foz do Iguaçu, e Grupo Muzenza de Capoeira.
O Festival, que acontece anualmente, é organizado no intuito de promover e divulgar a Capoeira, arte marcial genuinamente brasileira, graduar os alunos do projeto de Capoeira Pedagógica, e fazer uma grande festa para toda sociedade. “Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 1000 alunos ativos praticantes apenas em Foz, subdivididos em 18 núcleos/escolas em nossa cidade, sendo coordenado por 4 professores…” comenta o prof. Fábio André Castilha, organizador geral do evento.
Dentre as diversas atividades durante o evento, destacaram-se apresentações em diversas escolas da cidade, roda de rua na Praça da Bíblia na Sexta a noite, o show de capoeira na Av. Brasil no Sábado de manhã, e culminou com a abertura oficial do Festival às 15:30h, no Ginásio Costa Cavalcanti, onde os alunos e professores convidados de diversas localidades do país realizaram um grande show de capoeira, exames, e graduação dos alunos.
A exemplo dos anos anteriores, também foi realizada a campanha de arrecadação de alimentos, estes que foram destinados às famílias da região do Porto Meira, atingidas pelo temporal no mês de Setembro.
“A Capoeira, apesar de ainda ser um esporte amador, encontra-se hoje em um patamar de destaque entre as modalidades esportivas, com muitos praticantes em todo o mundo. Foz sempre foi um berço de grandes capoeiristas, alguns de destaque internacional, e por isso nossa cidade merece promover eventos desta magnitude…” cita o prof. Fábio.
E por mais uma vez, a realização do evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Secretaria Municipal de Esportes, Fundação Cultural, e FIEP – Federação Internacional de Educação Física.